Entenda a Relação de Parentesco.

Vocês já se depararam que em um churrasco de família sempre dizem "lembra do primo de segundo grau, aquele que casou com a fulana de tal" Pois bem, o tema de hoje é justamente informar os graus de parentesco para não ficar feio no churrasco!

O parentesco natural e consanguíneo é o parentesco que liga as pessoas umas as outras pelo mesmo sangue entre pessoas do mesmo tronco em comum. O grau de parentesco se estende até o 4º grau em linha reta e colateral.

Art. 1.592. “São parentes em linha colateral ou transversal, até o quarto grau, as pessoas provenientes de um só tronco, sem descenderem uma da outra.”

Se dividem em:

Parentesco na linha reta: são as pessoas que estão ligadas pelo mesmo sangue através da ascendência e descendência. (Art. 1.591). 1º Grau: pais. 2º Grau: avós. 3º Grau: bisavós. 4º Grau: trisavós.

Art. 1.594. “Contam-se, na linha reta, os graus de parentesco pelo número de gerações, e, na colateral, também pelo número delas, subindo de um dos parentes até ao ascendente comum, e descendo até encontrar o outro parente.”

Parentesco na linha colateral: são parentes na linha colateral até o 4º grau as pessoas que advém de um tronco em comum, sem descenderem uma das outras. 1º Grau: na linha colateral não há parentes de primeiro grau; 2º Grau: irmãos; 3º Grau: tios e sobrinhos; 4º Grau: tios-avós, primos e sobrinhos-netos;

Parentesco por Afinidade: São constituídos com o casamento ou união estável e se limitam aos ascendentes, descendentes e irmãos do cônjuge. Em linha reta: sogros, genro e nora. Em linha colateral: cunhados.

Art. 1.595. “Cada cônjuge ou companheiro é aliado aos parentes do outro pelo vínculo da afinidade. § 1o O parentesco por afinidade limita-se aos ascendentes, aos descendentes e aos irmãos do cônjuge ou companheiro. § 2o Na linha reta, a afinidade não se extingue com a dissolução do casamento ou da união estável.”

***Obs: não há possibilidade de futuro vínculo matrimonial com os parentes por afinidade em linha reta caso haja a dissolução do casamento ou união estável, o mesmo não se aplica aos colaterais (cunhados), mas na linha reta não, ou seja, sogra e enteado é para sempre!

Fonte:

Comentários (0)